Queloide é uma forma anormal de cicatrização que ocorre quando o tecido cicatricial se desenvolve além dos limites da ferida original. Essa condição é caracterizada por um crescimento excessivo de colágeno durante o processo de cicatrização, resultando em uma protuberância elevada e espessa na pele.
O tratamento de queloides com radioterapia envolve a aplicação controlada de radiação ionizante para reduzir o crescimento excessivo do tecido cicatricial.
Para esclarecer as principais dúvidas sobre esse assunto, o Dr. Thiago Pontes, médico especialista em Radioterapia do Hospital SAMUR, responde algumas dúvidas.
- O queloide é genético?
Queloide é uma inflamação crônica do processo cicatricial assim como a cicatriz hipertrófica; ambas morbidades possuem o mesmo cunho genético culminando no erro de uma das etapas (complexa) da cicatrização. Diferente da cicatriz hipertrófica, que pode ser auto limitada, o queloide tende a ter esse processo mais agressivo. - Por que o queloide não para de crescer?
O processo de ativação da cicatrização normal é autolimitado. Em uma pessoal com queloide ele segue de forma ininterrupta com a deposição de colágeno por um conjunto de células chamada de fibroblastos, que são sensíveis a radioterapia; por isso a excelente resposta com essa modalidade de tratamento! - Já tentei retirar o queloide com procedimento cirúrgico e voltou. Há solução?
Tem sim! a remoção cirúrgica apenas tem taxa recidiva (volta da lesão) em torno de 80 a 100% dos casos! A terapêutica de melhor resposta é a remoção cirúrgica seguida da radioterapia em uma janela de 24 a 48 horas após o procedimento com feixe de elétrons (Realizamos essa técnica no Hospital Samur em vitória da conquista) com excelente taxa de sucesso, algumas séries mostrando 85 a 95% de chance de controle local - O Hospital SAMUR faz Betaterapia?
Se a ideia da pergunta foi a respeito do Tratamento de Queloides; atualmente fazemos o tratamento com elétrons e não com placa de Estroncio-90 que seria a Betaterapia. Resultados semelhantes com estudos favoráveis a técnica com elétrons! - Fiz uma cirurgia plástica na Cesária e ficou com queloide. O SAMUR realiza esse tratamento?
Realizamos sim! Lembrando que inicialmente é necessário a remoção do Queloide com o cirurgião plástico e posteriormente a realização de Radioterapia! O procedimento com a radioterapia é direcionado na cicatriz de forma a reduzir drasticamente a recidiva local. - Como faço para realizar o tratamento do queloide no Hospital SAMUR?
O tratamento para queloide no Hospital Samur é realizado inicialmente através de uma consulta com médico radioterapeuta responsável pelo seu tratamento. Nesta consulta, será definida a forma como será feita a radioterapia através de um pré-planejamento.
Cada cicatriz de queloide tem suas particulares e o tratamento é personalizado de acordo com a localização do queloide no paciente.
Após a consulta, será definida a melhor terapêutica. Alguns casos podem ser tratados apenas com radioterapia, por exemplo, já outros necessitarão de remoção cirúrgica prévia à radioterapia (a radioterapia terá que ser realizada em até 72 horas após a remoção cirúrgica). Todas essas particularidades serão definidas nessa consulta inicial.